terça-feira, 9 de outubro de 2007

Eventos

Participação em Eventos
Curso Básico de Prevenção Integral as Toxicomanias. Conselho Estadual de Entorpecentes. Rio de Janeiro/RJ, Set. 1998.
Curso Básico de Prevenção Integral às Toxicomanias. Conselho Estadual de Entorpecentes. Rio de Janeiro/RJ, Nov. 1998.
III Curso para Qualificação de Educadores em Toxicomanias. Conselho Estadual de Entorpecentes. Rio de Janeiro/RJ, Dez. 1998.
Seminário “Envelhecimento, Saúde e Sociedade”. Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Rio de Janeiro, maio de 2000.
Ciclo de Palestras: “Semana de Prevenção 2001”. Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro. Secretaria de Estado da Defesa Civil. Rio de Janeiro/RJ, Jul/2001
Workshop sobre Inteligência Emocional. Promovido pela Revista 21. Casa de Cultura Elbe de Holanda. Rio de Janeiro/RJ, 2002.
“Simpósio Nacional sobre Dengue”. Rio de Janeiro/RJ, Abr/2003.
“Seminário sobre o uso de fontes renováveis na matriz energética Brasileira”. Angra dos Reis/RJ, Ago/2003.
“Seminário Comemorativo do Dia do Consumidor”. Proconsumidor. Rio de Janeiro/RJ, Mar/2005.
“I Seminário de Gerenciamento de Riscos da Ilha do Governador”. Rio de Janeiro/RJ, ago/2006.
“III Fórum dos Conselhos Comunitários de Segurança”. Tema: Discriminação Racial e de Gênero. Secretaria de Estado de Segurança Pública. Rio de Janeiro/RJ, de 25 /08/2006 a 20/10/2006.
“1° Encontro do Ciclo de Debates Ilha 2007”. Tema ‘Controle de Tráfego Aéreo’. Lions Club da Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, Agosto/2007.
“Feira Beneficente Saúde e Cidadania: Ordem e Progresso, em Homenagem a abertura da semana da Pátria”. 1° de setembro de 2007. Rio de Janeiro/RJ, 2007.
“1° Encontro dos Amigos da FAETEC, março, 2008. Rio de Janeiro/RJ.
Palestra “Cooperativismo ao Alcance de Todos”. SESCOOP/RJ. Rio de Janeiro/RJ, Abril/2009.
“1ª Conferência Municipal de Cultura”. Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. São João de Meriti/RJ, 2009.
“2ª Conferência Municipal de Cultura”. Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. São João de Meriti/RJ, outubro/2009.

Participação na organização de Eventos
Festa Junina. Festa de Rua no Aterro do Cocotá – Praia de Olaria. Músicas mecânicas, shows e comidas típicas. FAMIG – Federação das Associações de Moradores da Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, jun de 2002.
Festa Junina. Festa de Rua no Aterro do Cocotá – Praia de Olaria. Músicas mecânicas, shows e comidas típicas. FAMIG – Federação das Associações de Moradores da Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, jun de 2003.
Festa Junina. Festa de Rua no Aterro do Cocotá – Praia de Olaria. Músicas mecânicas, shows e comidas típicas. FAMIG – Federação das Associações de Moradores da Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, jun de 2004.
Festa Junina. Festa de Rua no Aterro do Cocotá – Praia de Olaria. Músicas mecânicas, shows e comidas típicas. FAMIG – Federação das Associações de Moradores da Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, jun de 2005.
Aniversário de 438 anos da Ilha do Governador. Festa de Rua no Aterro do Cocotá – Praia de Olaria. Músicas mecânicas, shows e comidas típicas. FAMIG – Federação das Associações de Moradores da Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, set de 2005.
"Dia D de Combate ao Dengue" na Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, Nov/2005.
Aniversário de 439 anos da Ilha do Governador. Festa de Rua no Aterro do Cocotá – Praia de Olaria. Músicas mecânicas, shows e comidas típicas. FAMIG – Federação das Associações de Moradores da Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, set de 2006.
Aniversário de 440 anos da Ilha do Governador. Festa de Rua no Aterro do Cocotá – Praia de Olaria. Músicas mecânicas, shows e comidas típicas. FAMIG – Federação das Associações de Moradores da Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, set de 2007.
Shows: Alcione, Beto Guedes, Biquine Cavadão, Elba Ramalho, ForFun, Fullgas, Leoni, Marjorie Estiano, Nemeziz, Pedro Mariano, Rick Vallen, e outros... Lona Cultural Municipal Renato Russo. Rio de Janeiro, 2007/2009.
Voluntário na “Feira Beneficente Saúde e Cidadania: Ordem e Progresso, em Homenagem a abertura da Semana da Pátria”. Associação de Moradores do Village da Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, Set/2007.

Participação em Movimentos Culturais e Sociais
“Redes Comunitárias”. Por uma democratização das informações às comunidades Ilha do Governador. Fundadores: Roberto Cardoso e Júlio Ramires. Rio de Janeiro/RJ, 2003/2004. – extinto.
“Museu da Ilha do Governador”. Nome provisório. Fundadores: Roberto Cardoso e Júlio César Pinto Ramirez. Rio de Janeiro/RJ, 2004.
“CIDADANILHA”, pela implantação do transporte de barcas na Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, 2004/2005.
“MPMRHIG - Movimento de Preservação da Memória e Resgate da História da Ilha do Governador”. Redenominação do “Museu da Ilha do Governador”. Fundadores: Roberto Cardoso e Júlio César Pinto Ramirez, com engajamento de Jorge Chaves Veloso. Rio de Janeiro/RJ, desde 2005.
“MPMRHIG - Movimento de Preservação da Memória e Resgate da História da Ilha do Governador”. Fundadores: Roberto Cardoso e Jorge Chaves. Rio de Janeiro/RJ, desde 2005.
“Interesse Cultural e Social”. Mobilização da sociedade local, com encaminhamento de documentos ao Secretário das Culturas, Sr. Ricardo Macieira, com objetivo de tornar a data de aniversário da Ilha do Governador ser declarada de interesse cultural e social, pela prefeitura da cidade. Rio de Janeiro, 2005.
Pela elaboração de um “Mapa Histórico e Cultural da Ilha do Governador” Fórum Maracajá. Rio de Janeiro/RJ, 2006. Mobilização da sociedade local com o objetivo de se confeccionar um mapa com localizações de pontos históricos e culturais da Ilha do Governador.
“Eleições Limpas para Salvar o Brasil” Biblioteca Popular da Ilha do Governador. Rio de Janeiro, 6 de abr. 2006. Cópia de solicitação ao uso da Biblioteca.
Movimento pelo reparo no sistema de ar refrigerado da Biblioteca Popular da Ilha do Governador, maio de 2006. Cópia de documento encaminhado ao Sr. Ricardo Macieira da Secretaria das Culturas da Cidade do Rio de Janeiro.
"Debate sobre Desarmamento": Biblioteca Popular da Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, 2006. Cópia do cartaz.
“Movimento Lona Renato Russo”. Concurso Lona Cultural, em prol da construção da Lona Cultural prometida pela prefeitura. Rio de Janeiro, 2006.
“Movimento por sem-telas”. Pela instalação de salas cinematográficas na Ilha do Governador. Cópia da matéria publicada no Jornal da Leopoldina.
“Projeto Poesilha Acontece”: Evento cultural itinerante na Ilha do Governador - bimestral. Coordenação de Áureo Ramos. Rio de Janeiro/RJ
“Sarau na Casa, O Ponto de Encontro das Artes”: Evento cultural mensal. Coordenação de Gilberto D’Alma. Casa de Cultura Elbe de Holanda. Rio de Janeiro/RJ.
“Associação Cultural de Temas Diversos”: Evento cultural mensal. Coordenação de Jorge Chaves, Germano Bernsmüller e Alfredo. Casa de Cultura Elbe de Holanda Rio de Janeiro/RJ.
“Cia. de Artes Metáforas”. Rio de Janeiro/RJ, 2007.
“Nós na Garganta”: Evento cultural semanal. Coordenação de Alexandre Márcio e Roberto Cardoso. Lona Cultural Municipal Renato Russo. Rio de Janeiro/RJ. – extinto.
“Encontro de Poetas”: Evento cultural mensal. Coordenação de Marcelo Mendes. Lona Cultural Municipal Renato Russo. Rio de Janeiro/RJ.
“Café Comunitário”: Evento sobre problemas sociais locais, mensal. Sob coordenação do Comandante em exercício no Batalhão. 19° BPM. Rio de Janeiro/RJ.
“IYA2009 – Ano Internacional da Astronomia”. Coordenador do Nó Local: Fórum Maracajá – Roberto Cardoso. Rio de Janeiro/RJ, 2009.

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
"II Semana Técnica Meteorológica": CEFET-RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ, 1978.
"II Expomet": Exposição de Instrumentos e Equipamentos Meteorológicos. CEFET-RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ, 1978.
"III Semana Técnica Meteorológica": CEFET-RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ, 1979.
"III Expomet": Exposição de Instrumentos e Equipamentos Meteorológicos. CEFET-RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ, 1979.
“I Seminário - Transportes de Passageiros da Ilha do Governador”. Redes Comunitárias. Coordenação de Roberto Cardoso e Júlio Ramirez (In memorium). Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, Jul/2003.
"História do Bonde na Ilha do Governador": Exposição que contou a história do bonde na Ilha do Governador através de fotos e peças. Rio de Janeiro/RJ, 2005.
"I Fórum Maracajá": Evento Comemorativo dos 438 Anos da Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, 2005.
“Independência ou Rock”. Show de bandas de rock da Ilha do Governador, 2005.
“Café Indígena”. Café de boas vindas ao Fórum Maracajá, com ornamentação, informação e alimentos da culinária indígena, numa referencia aos antigos ocupantes da Ilha do Governador. Biblioteca Popular do Cocotá. Rio de Janeiro/RJ, 2005.
"Feira de Artes e Cultura da Ribeira": Grupo Amigos da Cultura. Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, 2005 a 2006.
"Cerimonial à Bandeira", com a participação da ERMRJ - Estação Rádio da Marinha do Rio de Janeiro, sob o comando do CF Fuad Gatti Kouri. Rio de Janeiro/RJ, 2005.
"Debate sobre Desarmamento": Biblioteca Popular do Cocotá. Rio de Janeiro/RJ, 2006.
"II Fórum Maracajá" - Evento Comemorativo dos 439 Anos da Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, 2006.
“II Café Indígena”. Café de boas vindas com ornamentação e alimentos da culinária indígena, numa referencia aos antigos ocupantes da Ilha do Governador. Igreja Nossa Senhora d’Ajuda. Rio de Janeiro/RJ, 2006.
"Mérito Kátia Romano": Premiação e entrega a destaques no trabalho comunitário da Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, desde 2006.
"Cerimonial à Bandeira", com a participação da ERMRJ - Estação Rádio da Marinha do Rio de Janeiro, sob o comando do CF De Lamare. Rio de Janeiro/RJ, 2006.
"Movimento por 'sem-telas' na Ilha do Governador": por um cinema na Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, 2006.
"Cerimonial à Bandeira": Dia da Bandeira com a participação do 19º GBM - Grupamento de Bombeiros Militar, sob o comando do Cel Lucente. Rio de Janeiro/RJ, 2006.
1º Fórum de Debates: "A segurança que nós queremos, e que a nossa Ilha merece": Conselho Comunitário de Segurança da Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, Jun/2007.
"Jardim das Palavras" - Placas com citações da literatura nacional nos jardins da Biblioteca Municipal da Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, 2007.
"III Fórum Maracajá" - Evento Comemorativo dos 440 Anos da Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, 2007.
“III Café Indígena”. Café de boas vindas com ornamentação, informações e alimentos da culinária indígena, numa referencia aos antigos ocupantes da Ilha do Governador. Igreja Nossa senhora d’Ajuda. Rio de Janeiro/RJ, 2007.
"IV Fórum Maracajá" - Evento Comemorativo dos 441 Anos da Ilha do Governador. Lona Cultural Municipal Renato Russo. Ilha do Governador. Rio de Janeiro/RJ, 2008.
“IV Café Indígena”. Café de boas vindas com ornamentação, informações e alimentos da culinária indígena, numa referencia aos antigos e primeiros ocupantes da Ilha do Governador. Lona Cultural Municipal Renato Russo. Rio de Janeiro/RJ, 2008.
"I Exposição de Quadros – Aniversário de 441 Anos da Ilha do Governador”. Lona Cultural Municipal Renato Russo. Rio de Janeiro/RJ, 2008.
“Exposição Paisagens Cósmicas”: composta de 20 painéis (85 cm x 100 cm), com denso conteúdo científico e grande beleza e “Universo em Expansão”: composta de um painel (1m x 5m), mostrando a evolução do Universo desde o Big Band (origem do universo) a morte do Sol, na concepção de Augusto Damineli. Exposições em referência as comemorações do Ano Internacional da Astronomia – IYA/2009. Biblioteca Popular do Cocotá ─ setembro/2009. Rio de Janeiro/RJ. Anexo folheto da exposição.
“Exposição Paisagens Cósmicas”: composta de 20 painéis (85 cm x 100 cm), com denso conteúdo científico e grande beleza e “Universo em Expansão”: composta de um painel (1m x 5m), mostrando a evolução do Universo desde o Big Band (origem do universo) a morte do Sol, na concepção de Augusto Damineli. Exposições em referência as comemorações do Ano Internacional da Astronomia – IYA/2009. Casa de Cultura Elbe de Holanda ─ outubro/2009. Rio de Janeiro/RJ. Anexo folheto da exposição.
“Noites Galilenas – Galilen Nigths”: comemoração internacional. Evento global do Ano Internacional da Astronomia. Oportunidade de observar os mesmos corpos celestes vistos em 1906 por Galileu através de sua luneta. Lona Cultural Municipal Renato Russo ─ outubro/2009. Rio de Janeiro/RJ. Anexo folheto da exposição.
“Exposição Paisagens Cósmicas”: composta de 20 painéis (85 cm x 100 cm), com denso conteúdo científico e grande beleza e “Universo em Expansão”: composta de um painel (1m x 5m), mostrando a evolução do Universo desde o Big Band (origem do universo) a morte do Sol, na concepção de Augusto Damineli. Exposições em referência as comemorações do Ano Internacional da Astronomia – IYA/2009. Lona Cultural Municipal Renato Russo ─ outubro/novembro - 2009. Rio de Janeiro/RJ. Anexo folheto da exposição.
“Gororoba Cultural”. Reunião, exposição e apresentação de diversos segmentos das artes e da cultura. Lona Cultural Municipal Renato Russo. Rio de Janeiro/RJ, novembro/2009.

Nenhum comentário: