sexta-feira, 31 de março de 2017

Uma oportunidade de lançar ideias.

12916701_1783142381973036_3079408032304350013_o.jpgUma oportunidade de lançar ideias.

PDF 897


Foto: Natal/RN - Junho 2015 *









Nem todo conhecimento está contido na cabeça de políticos, que apenas estão em condições privilegiadas por votos do povo. O povo é quem os elegem para defender ideias que atendam aos anseios da sociedade.
Mas são poucas as oportunidades de explanar ideias, oportunidades de apresentar ideias.  Políticos analisam a contrapartida ao criar um projeto ou defender uma causa. Informações e ideias protocoladas e escritas, podem ir parar na gaveta. E poucos deles podem ter uma capacidade de percepção e compreensão. Ainda que haja um protecionismo pessoal de ideias, outras podem ser criadas a partir das primeiras lançadas. Eles estão em bancas, assembleias e gabinetes para defender suas próprias causas.
Idéias foram colocadas na tribuna, anotadas e gravadas, com termo de autorização do uso da imagem e da fala. Na tribuna de uma audiência pública, com portas abertas a todos, promovida pela casa dita do povo. Um olhar de quem observa e vive a cidade. Sem ambientes fechados, sem ar condicionado e sem vidros escuros. com caminhadas em ruas e calçadas, quando estão liberadas da infestação de carros.
- Como a criação de uma linha férrea e turística, com um trem partindo de Natal para Pipa. Ao longo da linha abandonada encontramos escritoras e histórias. Matas e florestas.
- Como mostrar que a cidade de Natal não tem condições de suportar um porto marítimo. Não há condições físicas em ruas estreitas, de carretas atravessarem a cidade transportando cargas e descargas para atender a demanda de navios. Mas é possível criar uma área retro portuária. Usando linhas de trens que ligam a Ribeira (Natal) à Ceará Mirim e Parnamirim. Contêineres poderiam entrar e sair do porto em vagões prancha, para serem ovados e desovados; conferidos e despachados nas cidades vizinhas, em terminais de contêineres..
#RCMaracajá
As ideias foram lançadas. cabe agora políticos e empresários presentes validá-las. Caso possuam uma visão abrangente sem compromissos firmados por lobbies. Ideias foram ditas, ainda que uns e outros para não ficarem perdidos, digam que o fato dito já consta de uma pauta de um plano ou projeto em andamento. Um plano/projeto ainda não apresentado. E um dia podem surgir com uma ideia alvissareira, dizendo ser fruto da sua caixola.

Entre Natal/RN e Parnamirim/RN
Em 31/03/2017
Roberto Cardoso (Maracajá)
RM & KRM
Jornalismo Científico (FAPERN/UFRN/CNPq)



Foto:  SEMINÁRIO Turismo como fator de desenvolvimento do RN. Natal/RN - Junho 2015

Nenhum comentário: