segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A construção do conhecimento (4)


A construção do conhecimento (4)

 

Saberes e sabores. Coimbra é uma cidade portuguesa, localizada na região central de seu país, o maior núcleo urbano da região. Cidade historicamente universitária, a Universidade de Coimbra foi fundada em 1290. Uma cidade difusora de saberes e sabores.

Coimbra é um grupo conjunto de universidades brasileiras, representadas por parceiros em outros países, visando a internacionalização do conhecimento, promovendo uma cooperação entre as áreas da ciência, tecnologia e inovação. O denominado GCUB – Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras procura garantir um reconhecimento recíproco entre as instituições associadas, espalhadas pelo mundo, presentes em todos os continentes.

O objetivo do GCUB é internacionalização e a qualidade da educação de nível superior. Reuniu-se em Natal (1 a 4 de outubro/2013), para realizar o V Seminário Internacional e a VI Assembleia Geral. Estiveram presentes representações de quatro continentes. 

A delegação de universidades turcas (de Fatih e de Istambul) trouxe doces típicos para ofertar aos participantes do evento. Doces com uma influencia árabe visível aos olhos. Folhados e caramelados, com evidencias verdes de pistache. Quem sabe o pistache não seria o maná encontrado no deserto por Maomé e seus seguidores. Os turcos trouxeram sua cultura e seu conhecimento para ser socializado representado pelos seus doces típicos.

Todo o evento foi acompanhado de lunch, coffee break, breakfast e welcome cofee. O receptivo do Hotel Praia Mar (referencias geográficas de atrativos locais) ofereceu comidas de reconhecimento internacional com sabores típicos da região. Como quiche (França) de carne de sol; tortilhas (Espanha) de camarão; mini pizzas (Itália), croissant (França) de goiabada, a França já teve sua época de hegemonia mundial, econômica, culinária e cultural. Disponibilizou a água, de uso e consumo internacional, envolve e involve todos os continentes, o café conhecido mundialmente e sucos de frutas nativas.

O evento final foi com uma confraternização tendo como chair womam a Reitora da UFRN, que distribuiu aos convidados, lembranças (pequenas canecas) com imagens de pontos turísticos e CDs contendo gravações da cultura local. Um evento final com uma diversidade de cultural reunida em uma mesma mesa. A confraternização entre os povos foi realizada no restaurante que é um ícone da gastronomia potiguar. O termo potiguar refere-se aquele que come camarões e o restaurante escolhido para fazer o jantar de confraternização foi o Camarões. Terminado o jantar os convivas voltaram aos seus lares e nações com lembranças auditivas, visuais, olfativas e gustativas. Que foram enceradas pelo tato no ultimo momento da despedida, por abraços ou simples apertos de mãos.

O Camarões possui fornecedor próprio de matéria prima, e faz seus estoques de ingredientes em câmera fria, prontos para uso, e separados por praças (praças de molhos, praças de cozinheiros e etc), com uma gestão de quantidade e qualidade. Tudo comandado por um chef de cozinha mossoroense, filho da cidade que preserva e conserva a cultura. No cardápio gastronômico constam as misturas entre as culturas. Camarão internacional com arroz de origem asiática, batata frita que lembra a Bélgica e ingredientes de origem leiteira da região. Camarão a grega lembrando a cultura dos filósofos com suas alternâncias de sabores. Camarão com ervas finas associadas a manteiga do sertão. Outros exemplos podem ser encontrados no cardápio alem de uma carta de vinhos que pode proporcionar uma volta ao mundo aos enófilos.

 “Aumenta a nossa fé!” ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’ (Lc 17,5-10). A fé é o conhecimento, para aumentar o conhecimento é necessário plantar-se onde não é possível se fixar. O Grupo Coimbra vem plantando-se no mar para alcançar outras terras. O grupo faz o caminho inverso dos portugueses. Navegou-se pelos mares para chegar ao Brasil, agora se navega pela internet para encontrar outros continentes.

Não se adquire ou forma-se conhecimento parado olhando e ouvindo aquele que sabe.  O homem é um ser nômade, na Terra e no Universo. Só para, para descansar e reavaliar o rumo a ser tomado. Durante as suas paradas alimenta o corpo e a mente com as iguarias locais, que representam toda a história, e a cultura.

 

Jornal de HOJE

 
Entre Natal e Parnamirim/RN ─  6/10/2013
 
 
 
Roberto Cardoso
(Maracajá)
 
 
Reiki Master & Karuna Reiki Master
 
023.1461.13 CMEC
Cadastro Municipal de Entidades Culturais
Fundação Cultural Capitania das Artes
FUNCARTE
Natal/RN
 
Cientista Social
Jornalista Científico
Colunista em Informática em Revista
 
Sócio Efetivo do IHGRN
(Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)
 
 
No período de julho/2013 a outubro/2013 estou concorrendo ao PREMIO DESTAQUES DO MERCADO na categoria Colunista em Informática na publicação Informática em Revista.
 
A votação poderá ser feita usando um e-mail por mês. Após a votação espere o retorno do e-mail para validação do voto. Só após a validação é que o voto é computado
 
 
 

 

Nenhum comentário: